quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PERFUMES QUE FIZERAM HISTÓRIA NO MUNDO

Dia 26/09, na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, Renata Ashcar, especialista em perfumes e curadora do Espaço, convidou para uma palestra, no Espaço Perfume Arte + História e abordou os perfumes que fizeram história no último século.


Durante a palestra, o destaque ficou para os perfumes míticos, que se tornaram clássicos ao longo dos anos, com criações que demonstraram ser verdadeiras rupturas com o mercado.
 Um exemplo é o Chanel 5, um perfume inovador e um fenômeno na moda lançado em 1921.
“Além de permanecerem no mercado, estes perfumes acabaram se tornando precursores de novos lançamentos e foram usados como pilar para novos produtos”, explica Renata. 
 O Espaço, é uma parceria entre o Grupo Boticário e a Faculdade Santa Marcelina (FASM), e   completa três anos em São Paulo.
Perfumes que fizeram história
O que, em sua opinião, torna um perfume icônico. 
Ele permanece presente no mercado e acaba sendo um precurssor de alguma forma.
Permanece sendo usado pela marca, como um pilar para o lançamento de novos produtos
É um mito que continua a se enriquecer  e sua criação em geral se dá em ruptura com o mercado fazendo dele um clássico ao longo do tempo...

1921
Chanel 5
HISTORIA : Um perfume mítico criado por uma mulher que revolucionou a moda e a concepção da perfumaria e que na década de 50 foi  enaltecido para sempre por Marilyn Monroe ao afirmar que dormia apenas com algumas gotas do perfume. Um ícone destacando outro ícone.
INSPIRAÇÃO : Chanel queria «um perfume de mulher com cheiro de mulher». Ernest Beaux criou um bouquet floral sublimado pelos aldeídos. Ela escolheu o ensaio n°5…
PERFIL OLFATIVO: precursor da família floral aldeídica.
O QUE MUDOU. : Aldeído é um ingrediente sintético cujo principal destaque está em realçar ainda mais os cheiros dos ingredientes naturais, foi usado a primeira vez neste perfume.

1947
 Miss Dior
HISTORIA : Lançado depois da guerra, ao mesmo tempo que o estilo « New Look » que imortalizou o estilista Christian Dior, uma verdadeira ode ao luxo e a feminilidade.
INSPIRAÇÃO : Chypre de Coty e Vent vert de Balmain que acabavam de ser lançados foram a base para esta fragrância, o primeiro grande sucesso da marca.
PERFIL OLFATIVO : Construído sobre um acorde chipre clássico, ele encontra seu frescor nas notas de saída de gálbano, gardênia e sálvia. O coração floral se funde a um rastro voluptuoso chipre e semelhante ao couro.
O QUE MUDOU : Marcou o estilo luxuoso de Dior para sempre e sua entrada na perfumaria.

1977
 Opium
HISTORIA : Um perfume subversivo que deveria concorrer com Shalimar e seduzir as jovens mulheres « liberadas »... Na época de seu lançamento tornou-se um objeto de desejo mundial.
INSPIRAÇÃO : A originalidade de Opium está no equilíbrio floral especiado com o frescor na saída e um rastro bastante quente e inebriante.
PERFIL OLFATIVO: Saída fresca e especiada. Coração envolvente de flores suaves. Fundo oriental, bastante sensual encarnado pela baunilha, pelo patchuli e opopanace.
O QUE MUDOU: Trouxe um lado envolvente e sedutor a perfumaria e consagrou o patchuli como ingrediente icônico da década.

1992 – Angel Criado por Olivier Cresp
HISTORIA : Entre ciencia, ficção e conto de fadas, Angel fala sobre a fascinação de um criador de moda pelas estrelas e anjos. 
INSPIRAÇÃO : A fragrância, atípica se inspira nas lembranças ternas e gustativas da infancia de seu criador...
PERFIL OLFATIVO : Notas leves e celestiais na saída que logo revelam um coração gourmand de frutas tingidas pelo sol. Ao fundo o toque misterioso de notas gustativas e orientais.
O QUE MUDOU : Trouxe uma nova expressão de sensualidade aos perfumes com seu lado mais adocicado. Até então este lado sedutor era expresso por ingredientes opulentos e marcantes como musk, por exemplo.

1966
  Eau Sauvage (DIOR)
HISTORIA : Inicialmente concebido como uma fragrância feminina, se tornou um enorme sucesso para o público masculino. 
INSPIRAÇÃO : Uma água fresca cheia de audácia criada de forma bastante inovadora com a introdução do hedione, matéria prima que evoca o cheiro do jasmim.
PERFIL OLFATIVO : Um frescor que combina notas citricas e florais sublimadas pelo hedione.
O QUE MUDOU : Foi praticamente um dos primeiros grandes perfumes masculinos de escala mundial. Até a década de 60 era muito comum os homens se perfumarem com produtos para barba ou cabelos.

1978
Azzaro pour Homme - Criado por Gérard Anthony
HISTORIA : Loris Azzaro queria oferecer aos homens um perfume viril, envolvente e irresistivelmente sedutor. 
INSPIRAÇÃO : O tema fougère com ressonâncias ambaradas, amadeiradas,  e florais que vibrassem sobre a pele.
PERFIL OLFATIVO : Saída aromática original cujo coração amadeirado é aquecido com notas de fundo de um elegante couro almiscarado.
O QUE MUDOU: Tornou-se um sucesso absoluto no Brasil, revelando a masculinidade velada dos homens.

2004
Malbec de O Boticário
HISTORIA: Uma fragrância cuja produção tem como base o álcool obtido pela destilação do vinho, macerada em barris de carvalho francês, os mesmos utilizados na fabricação de vinhos nobres.
INSPIRAÇÃO: O Boticário uniu duas grandes artes, a perfumaria e a fabricação artesanal de vinhos, para criar uma fragrância rica em contrastes.
PERFIL OLFATIVO: Foi desenvolvido um acorde amadeirado, extremamente sofisticado, fazendo uso de ingredientes mais frescos, seguindo acordes condimentados e cítricos. Todos esses contrastes conferiram ao perfume  personalidade, estilo e durabilidade.
O QUE MUDOU: Trouxe uma nova interpretação a masculinidade na perfumaria brasileira com um forte caráter amadeirado, porém mantendo o frescor em suas notas de saída.

1994
 CK ONE - Criado por Alberto Morillas
HISTÓRIA: Calvin Klein queria um perfume unissex, longe dos códigos estéticos femininos e masculinos tradicionais 
INSPIRAÇÃO: Uma colônia andrógina e particular com notas cítricas e uma nota de chá unissex além de especiarias frescas
PERFIL OLFATIVO: Um frescor unissex e original fruto do encontro de uma nota de chá verde com a bergamota, flores transparentes e especiarias frescas sobre um fundo de musk.
O QUE MUDOU: Reflexo da globalização que tomou conta da humanidade, numa embalagem descomprometida e uma fragrância singela, um cítrico aromático. Nunca antes um perfume havia feito tanto sucesso no mundo todo!


fotos: divulgação







Um comentário:

  1. Legal a matéria! Querem comprar aquele perfume dos sonhos por um preço bem em conta? Entre no site www.faneshop.com.br

    Esse eu aprovo, já é a terceira compra.

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