domingo, 21 de abril de 2013

AROMAS E SABORES

 Pela primeira vez odorantes com aromas de alimentos foram compostos para criar uma fragrância da família Oriental, que posteriormente Michael Edwards passou a denominar como subfamília oriental "Gourmet".
Os perfumes gourmet  se multiplicaram, e novos odorantes  introduzidos pelas casas de fragrâncias, tornam -se cada vez mais comum
. Notas de bebidas, refrigerantes, sobremesas e até notas salgadas de sal, leite, caviar entram nas composições dos perfumes

ANGEL



Em 1992 Angel EDP criado pela Givaudan para Thierry Mugler trouxe uma inovação para a perfumaria mundial.
A fragrância foi composta a partir de uma idéia muito feminina do universo Thierry Mugler, a mulher Angel, delicada e sedutora cujo estilo e personalidade é mais importante que a roupa que ela usa, no entanto, os elementos da fragrância como omix e o frasco contam com características autobiográficas do estilista. A começar pela composição que leva notas de bergamota e mandarina, maracujá, pêssego, damasco, mel, chocolate, caramelo, baunilha, tonka bean e patchuli. As notas gustativas evocam a sua infância cujas memórias olfativas celebravam a doçura dos petits gâteaux, do algodão doce, dos caramelos, das notas açucaradas, etc. As estrelas também era preciosas nas emoções do estilista em sua intimidade com o céu azul e radiante.

PERFUME DE SONSIERRA


Empresas de bebidas também lançaram versões olfativas de seus produtos, como a marca de , Vinhos Sonsierra.

Por esta razão, o designer criou uma garrafa e uma embalagem muito especial em que o vinho é apresentado como se fosse um perfume de verdade.

"A Riqueza das notas olfativas do vinho levou a apresentá-la como um perfume em questão. Sempre sonhei em ter o nosso próprio perfume, e estamos a um passo de nosso desejo ", Davidelfin..

PERFUME WISHY MACALLAN


O whisky de 57 anos de idade é resultado do conteúdo de dois barris: o primeiro, um sherry oak americano de 1950. O segundo, um tonel de sherry oak espanhol originalmente preenchido em 1949, 1951 e 1952.  O resultado é um single malte suntuoso e suave, que exibe os aromas de frutas secas, temperos e trufa típicos do estilo da destilaria The Macallan no princípio da década de 1950.

PERFUME DEMETER


E quando a gente pensa que já viu de tudo um pouco...surge a marca americana Demeter de perfumes, que traz em seu portifólio fragrâncias estranhas como sushi, lagosta, cogumelo, vagem...


BACON COLOGNE


Na verdade, o cheiro do bacon já era motivo de interesse desde a década de vinte, quando John Farginnay, um açougueiro francês,  quase que acidentalmente descobriu que ele podia aumentar o "humor" de seus fregueses com uma receita secreta que era composta de 11  óleos essenciais, e que cheirava como...Bacon! 
Infelizmente em 1924 a receita foi queimada num incêndio e o negócio foi fechado. Anos depois a receita virou um perfume que hoje é vendido sob o nome Farginnay, em duas versões: a clássica, com notas de bacon, bergamota, laranja, melado de bordo, limão, grapefruit, pimenta preta, cedro, vetiver e madeira guaiac; e a versão gold, com notas de mandarina, bergamota, grapefruit, limão, noz moscada, pimenta preta e junípero.


EUAL DE STILTON

Em 2006 os fabricantes do queijo Stilton lançaram seu perfume, que recriava o aroma pungente, frutado e terroso do queijo. O projeto comercial foi comissionado pela associação de produtores de queijo do tipo Stilton, com o intuito de aumentar o interesse do consumidor pelo queijo Stilton.
Até a embalagem do perfume possui as mesmas veias azuladas que o queijo.

FLAME BURG KING

A rede de fast food Burger King chocou a mídia e muitos apaixonados por perfumes quando lançou o seu perfume, que segundo a marca continha "o cheiro da sedução com um toque de carne na brasa".

Em 2008 a famosa rede de fast food “Burguer King” investiu em mais coisas do que sanduíches gigantescos e coroas para seus clientes: eles criaram uma colônia com cheiro de carne.
 Não recomendada para vegetarianos, a descrição da Flame é “um aroma de sedução com cheiro de churrasquinho”. Agora as moças que não vão à churrascos para não ficar com o cabelo cheirando mal podem se divertir e dizer que estão usando “Flame”.


PIZZA HUT SCENT



No ano passado a rede de fast food Pizza Hut resolveu também se lançar no mundo da perfumaria. O perfume é resultado de uma pergunta lançada no facebook da marca: "Você ama o cheiro de uma caixa de Pizza Hut sendo aberta? Nós acreditamos que sim. Se esse cheiro fosse um perfume, qual seria o seu nome?" 
O volume de respostas (feedback dos clientes) foi tão grande que a empresa resolveu comissionar o perfume, que supostamente tem um cheirinho de massa de pão, cartolina, talco e queijo.

CANNABIS SANTAL EAUL DE PARFUM



De acordo com os fabricantes, o Cannabis Santal Eau de Parfum é uma fragrância amadeirada, com notas de baunilha, chocolate e vetiver. Mas aposto que quem compra esse perfume não quer apenas sair cheirando bem por aí.Segundo a marca é um perfume para usar e não para fumar.


WOMANITY FEMININO EAU DE PARFUM 
THIERRY MUGLER

Imaginado por Thierry Mugler, Womanity é um nome com sentido: uma palavra que exprime naturalmente a ideia de comunidade, de ligação, de força criativa transmitida pelas mulheres. Um perfume para revolucionar a perfumaria de luxo.
Criado através de um contraste de elementos: o figo e o caviar, que juntos proporcionam a sensação do doce e do salgado nesta fragrância amadeirada.


E como nem todas as misturas olfato gustativas dão certo... fica aqui a minha opinião sobre uma tentativa de Thierry Mugler de novamente inovar no mercado de fragrâncias - Womanity EDP, com notas salgadas de caviar, é um perfume que não deu certo. 
Mulher nenhuma quer comprar um perfume que vem com a mensagem subliminar de que cheiramos a peixe!


fotos:

divulgação

fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário