terça-feira, 16 de outubro de 2012

PRIMAVERA FOI COMEMORADA COM CHUVA DE PÉTALAS NA 31ªEXPOFLORA

Os produtores de flores de holambra receberam a Primavera - que começou no sábado, 22, às 11h44 - com uma chuva de pétalas de rosas. Inspiradas no show de encerramento das atividades diárias da Disney, tanto a Parada de Flores (16h) como a Chuva de Pétalas (16h30) são as atrações que mais emocionam os visitantes. Diz a tradição que aquele que consegue pegar uma pétala no ar tem o seu desejo realizado. A
31ª Expoflora encerrou no  domingo, dia 23 de setembro.
“Realizamos a Chuva de Pétalas para dar as boas-vindas à Primavera, estação esperada com ansiedade pelos agricultores por interromper a estiagem e o clima frio e seco do inverno”, explica Benny Van Rooijen, produtor de rosas e responsável pelo espetáculo realizado na Expoflora.
Como a Primavera representa a nova florada, o renascimento, diz a tradição em Holambra que as pessoas devem pegar uma pétala de rosa antes que ela caia no chão e fazer um pedido. Muitos garantem que o desejo é, realmente, realizado. Por isso, com as mãos erguidas ou abrindo bolsas, estendendo lenços e erguendo bonés, chapéus os as barras das camisas, os visitantes ficam a postos esperando todos os dias as pétalas caírem do céu.

Assim como desfile realizado no parque de Orlando, a Parada das Flores também tem por objetivo atrair o público para a apoteose do evento. Só que, na Expoflora em vez de fogos de artifício, o espetáculo é feito na forma dessa chuva que não molha, mas encanta por fazer com que as pétalas de rosa pairem no ar.

Para produzir esse espetáculo é utilizando um equipamento especial e cerca de 18 mil rosas por dia, despetaladas uma a uma e retirados os miolos e as impurezas. Lançadas ao ar, as pétalas, multicoloridas, flutuam e bailam ao sabor do vento, como se brincassem com as pessoas que tentam pegá-las. Participam do espetáculo crianças, jovens, adultos e idosos que, de forma divertida, disputam as pétalas em busca da realização de desejos. O espetáculo acontece em uma área aberta, ao lado do parque de diversões.
 Aos sábados e domingos, quando a frequência do público é maior, um helicóptero também lanças milhares de pétalas no ar, cobrindo todo o recinto para dar a oportunidade que todos participem da alegre brincadeira (pontualmente às 17h15).

União dos produtores 
A realização diária da Chuva De Pétalas só é possível graças à união dos produtores de rosas de Holambra que, durante os 16 dias do evento, doam quase 2,5 toneladas da flor. Os preparativos começam bem cedo. Às 7h as 1.500 dúzias de rosas, já colhidas, são levadas para um galpão onde uma equipe de oito pessoas está preparada para despetalar as flores uma a uma. O trabalho manual é necessário para a retirada das impurezas e para evitar que espinhos misturem-se às pétalas. Depois, para que não murchem, as pétalas são guardadas em uma câmara fria especial até minutos antes do espetáculo.

Até o convite para participar da Chuva de Pétalas é uma atração à parte. O público começa a ser atraído às 16h por artistas, bandas itinerantes, dançarinos e performistas em um desfile puxado por carros alegóricos decorados com flores e plantas ornamentais, que leva os visitantes até o local onde acontece a chuva especial. 

Sobre a Expoflora
A Expoflora é a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina e atrai para Holambra cerca de 300 mil turistas por ano. Além da exposição de arranjos florais, o evento tem como atrações uma mostra de paisagismo e jardinagem, apresentações de danças típicas, passeio turístico com city tour e visita a um campo de flores, minissitio, museu dos imigrantes e a deliciosa culinária holandesa. Holambra é uma antiga colônia holandesa que hoje responde por entre 35% a 40% do comércio de flores e plantas ornamentais de todo o país. O nome Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil.

Estância Turística localizada a 140 km da capital do Estado de São Paulo, teve sua origem com o processo de imigração holandesa ocorrido logo após o término da II Guerra Mundial. Com território holandês totalmente devastado a geração do pós-guerra sentiu a necessidade da buscar uma nova vida e novas esperanças. Patrocinados pela Liga de Agricultores Católicos, entidade responsável pela negociação como Governo Brasileiro, em julho de 1948 se concretizava o sonho de uma nova vida para um grupo de Holandeses. 
1949 - As primeiras famílias chegam a então Fazenda Ribeirão, local onde mais tarde seria criado o município. Um começo de dificuldades foi decisivo para que os imigrantes se sentissem cada vez mais unidos na preservação de suas convicções e tradições. O nome HOLAMBRA - nasceu da junção das palavras HOLanda, AMérica e BRAsil. Esta justa homenagem traduz o sentimento de gratidão dos primeiros holandeses prestam aos brasileiros que muito contribuíram para realização de um sonho.
1957 - Introdução dos primeiros bulbos de flores dando inicio ao que seria o maior centro produtivo de flores e plantas, responsável por 40% do abastecimento do mercado nacional. 
1981 - Acontece a 1ª EXPOFLORA
1991 - Criação do Município de Holambra
1998 - Elevação à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo
2006 - 25 anos da Expoflora
2011 – 30 anos da Expoflora

Passeios Alternativos na Região

Aproveite sua estada na região e desfrute das atrações regionais

• Amparo – Cidade Histórica
• Águas de Lindóia – Estância Climática
• Lindóia – Estância Climática
• Jaguariúna – Passeio da Maria Fumaça
• Pedreira – Compras de artigos de Porcelana
• Serra Negra – Compras de malhas e produtos em couro
• Monte Alegre do Sul - www.montealegredosul.sp.gov.br 
• Monte Sião – Compras de malhas 

fotos: divulgação



Nenhum comentário:

Postar um comentário