domingo, 1 de julho de 2012

HAVAIANAS COMEMORA 50 ANOS COM EDIÇÃO ESPECIAL

A Havaianas este ano completa 50 anos. A sandália que surgiu na década de 60, viraram item indispensável nos anos 90, quando os consumidores começaram a usar os chinelos com a sola invertida, deixando o modelo de uma cor só.



Tudo começou no ano de 1962, quando o mundo estava imerso em assuntos “sérios”. No Brasil, nascia o calçado “menos sério” do mundo:


 Havaianas, chinelos de praia originais, 100% fabricados em borracha e inspirados no modelo “Zori” japonês, do qual, ainda hoje, mantém o seu contributo, com a textura de grãos de arroz na região do solado. Na época, as Havaianas foram uma revolução para os pés dos brasileiros, mas o que não se sabia é que elas mudariam a forma de caminhar do mundo…



Devido a sua comodidade, durabilidade e ótimo preço, os brasileiros das classes trabalhadoras se apaixonaram pelos primeiros modelos do tal chinelo, ainda com sola bicolor azul e branca combinando com as tiras azuis. Nascia aí o calçado do povo!

Por mero acaso, as Havaianas evoluíram, devido a um lote que deveria ser na tradicional cor azul que com um problema técnico saiu verde. O que era para ser um desastre se tornou um imenso sucesso e marcou a nova era das Havaianas.

A nova cor foi tão bem recebida pelo público que a marca começou a produzir os mesmos chinelos com tiras nas cores verde, amarelo, rosa, vermelho e preto.


Nos anos 70, a Havaianas não só estava nos pés dos brasileiros como também nos corações! Foi assim que começaram a aparecer as imitações, às quais a marca respondeu com o slogan: “Havaianas, as legítimas”. Palavras que ficaram para a história!
Na década de 80, ainda com 4 cores do modelo original, as Havaianas tornavam-se cada vez mais populares entre as classes humildes, estavam de tal forma enraizadas que chegaram a ser consideradas pelo governo como um “produto de primeira necessidade”. Foi assim que o governo brasileiro começou a fiscalizar seu preço como fazia com os outros produtos considerados essenciais, mantendo assim, a inflação sob controle.



Sendo uma marca adotada por 100% pelas classes trabalhadoras no Brasil, o desafio da marca nos anos 90 era conquistar a classe média. Diante desta situação, duas descobertas curiosas ajudaram a revitalizar a imagem da marca. Primeiro as próprias pessoas, Havaianas Brand Lovers, começaram de forma totalmente espontânea a diferenciar suas próprias Havaianas, começando a virar a sola, deixando a parte colorida para cima.


Esta ação virou tendência e levou ao nascimento da linha “Top” em 1994, a primeira extensão do produto em 32 anos de existência. Um novo horizonte de cor acabava de nascer.

A segunda descoberta foi saber que finalmente uma determinada parte da alta classe brasileira adorava as Havaianas e calçava-as em casa, longe da aura pretensiosa que as marcas de elite emanavam.

Assim as Havaianas rapidamente passaram de um produto “uncool”  para um produto totalmente “cool”, que deixou de ser um simples chinelo de praia de borracha para se converter em um símbolo do estilo de vida, casual, positivo, inovador e divertido.

A publicidade da marca começa a aparecer e, graças às suas campanhas criativas, irreverentes e únicas, conseguiu-se levar a marca para o atual universo emocional da cor, boas vibrações, arte e otimismo, que “abriram as portas do mundo” à marca Havaianas através do slogan “Havaianas, todo o mundo usa”.


Em 1998, com o objetivo de apoiar a seleção brasileira na Copa do Mundo, as Havaianas lançaram um novo modelo com uma pequena bandeira do Brasil na tira. Um grande êxito que fez com que o modelo permanecesse na coleção sob o nome de Havaianas Brasil, sendo hoje um dos modelos mais populares e solicitados.


Alessandra Ambrósio de Havaianas
Também as top models brasileiras começaram a ser bastante valorizadas a nível internacional, e elas nunca abandonavam as suas legítimas Havaianas. Assim as passarelas mundiais da moda começavam a abrir-se para a marca!



Madri

Paris

Londres
Roma
Na primeira década de 2000, as Havaianas tinham se convertido em um fenômeno mundial, massificando a sua presença nas revistas de moda, abrindo as suas próprias lojas em diferentes países e aparecendo em vários blogs, websites e em todos os meios publicitários, com vídeos e fotos loucas e surpreendentes, realizados em diferentes capitais europeias.


Surgiram também mais produtos da marca, como as alpargatas,


Os tênis,
as sabrinas e mais recentemente as galochas.


E ainda algumas grifes de renome internacional ofereceram a sua própria visão de Havaianas através de edições limitadas criadas em parceria com a marca: a grife francesa Celine em 2004, H.Stern em 2010, Paul&Joe em 2010 e Missoni em 2011 e 2012.

Uma das formas de agradecer a todos os consumidores e a todos os que apoiam a marca ao longo da sua história foi a iniciativa MYOH, “Make Your Own Havaianas”. A marca lançou uma coleção completa de solas e tiras de diferentes cores em separado que, junto com vários alfinetes e pequenos cristais Swarovski, oferecem a possibilidade ao consumidor de criar o seu par único e exclusivo de Havaianas, com infinitas possibilidades.

E para celebrar o seu 50º aniversário, a Havaianas lançou uma edição limitada de chinelos, inspirados na virada da marca, ocorrida nos anos 90, quando as pessoas tiveram a ideia de virar a sola das Havaianas para cima, criando a sandália de uma cor só.


Uma edição de 50 mil pares da nova sandália será vendida no Brasil, Estados Unidos, Europa e em outros países. E para celebrar este momento tão importante para a marca, 100% da receita líquida da venda dos produtos será revertida ao projeto Selo Unicef, iniciativa do fundo voltada aos municípios brasileiros para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

fotos: divulgação

fonte: 

SAC Havaianas 0800 7070 566.
Tel: (11) 2505-7405. 

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