terça-feira, 23 de agosto de 2011

EMBRANÇAS VÃS E ATUAIS.... NOSTALGIA SEM FIM

Passei um bom tempo olhando o desenho dos smurfs no youtube, graças à Deus ainda há quem lembre da magia de ser criança e posta.
 Apesar do filme ser tudo de bom, devo dizer que a mágica mesmo ainda esta no desenho

XOU DA XUXA
 Até hoje cantarolo: " La la la la ra la la cantando uma canção" e lembro com carinho do "Xou da Xuxa" e de como eu torturava meus irmãos cantando sem parar os temas dos desenhos ou ilari lari ie. Aliás tive em uma festa de formatura aonde o DJ tocou, eu achei que não fosse fazer sentido, mas quando percebi dava só aqueles quase trintões como eu fazendo o "pula pula bole bole".. é mágico não é? O DJ animou a festa antes da atração ao vivo que teria e levantou a galera... foi um presentão.

ELIANA
Lembro da Eliana

 MARA MARAVILHA
 Mara Maravilha

SERGIO MALANDRO (GLU GLU)
 do chato do Sérgio Malandro, 

TV COLOSSO
Com muita saudade da TV colosso "Ta na mesa pessoal.. tá na hora de matar a fome" e aquele monte de cachorrinho correndo, era super bom. 
Quem tem menos de 20 anos, não entende o que estou escrevendo, aliás pegou a parte em que esta magia estava passando por modificações para tudo o que é hoje.  Mas não acho justo dizer que a infância dos anos 1980 e 90 seja melhor do que a infância atual, todos tem sua geração não é? Mas aquilo que era infância de verdade, acho que eramos mais livres, corríamos mais, conhecíamos mais o sentido da amizade, pois  dependíamos de um amiguinho ou amiguinha para ter um dia muito bom. 

BARBIE


A Barbie
E o carrinho era o que tinha de melhor

VIDEOGAME
O videogame antares com aquelas manetes super "cool" não prendiam tanto as crianças dentro de casa quanto os plays de hoje,  ou computadores.
 Mas também temos de levar em consideração que uma criança hoje já não está tão segura para andar de bicicleta em um parque por exemplo como há 20 anos .. na medida que a tecnologia faz de tudo para a comodidade das pessoas, o tempo corre bem mais rápido, a gente corre muito mais com cursos, e demais formalidades para poder acompanhar o século XXI que para algumas coisas é incrivelmente fascinante o poder da modernidade, e para outros insuportável "O Peso do Preconceito",  que ajuda a limitar certos passos, isso independe da tua condição: 
Seja criança, jovem, jovem adulto,ou maduro. Não é?
Hoje os pais e as mães se multiplicam e quase não tem tempo de perceber que este mesmo tempo vai embora sem dó. Sendo assim, os desenhos tende a acompanhar toda esta geração.

CARTONN NETWORK
Crianças guerreiras, pais alienados, carros mutantes,  tem aquele que acho tri engraçado que as crianças convive com a "morte" que se chama Puro Osso, a guriazinha é o mal humor em pessoa, e o guri o Billy é alienado pra caramba, e assim por diante. Acho que estou tentando dizer que os desenhos mudam de acordo com o que o tempo fornece, quanto mais tecnologia de ponta,  mais a magia e a inocência desaparece.
Eu ajudo as crias (crianças) aqui da rua com a lição de casa, dia destes minha prima Laura fez um trabalho de História para apresentar na aula de Português.. pergunta se alguém da turma dela sabe o que é conjugar verbos? Se elas conseguem entender  os textos que leem, e olha que não adianta eu fazer sermão.É assim que as coisas funcionam hoje. 
A minha infância que era de verdade, quando eu era obrigada a frequentar aula de reforço que a própria escola fornecia por ter a escrita descoordenada ( e era pior que hoje), e porque eu lia cada linha de um texto em forma de pergunta, era um horror, quando eramos obrigados a ler e entender o livros de literatura como :

A MORENINHA

IRACEMA

Hoje tanto faz; o que se aprende ou o que se ensina, mas na hora de vamos ver, esta mesma criança que está crescendo no meio de tudo isso, vai se tornar o mesmo adulto de 20 ou 40 anos atras.. com seus conceitos, jeito e vontades se acostumando ao seu agora, porque ainda são filhos do tempo, e de tudo que o "atual" apresenta. Basta termos por perto quem nos ensine.

 No meu caso, minha mãe me ensinou a gostar de:
ELVIS PRESLEY

THE BEATLES

PIXINGUINHA

Geração de moça dela,  e eu pretendo a ensinar meus filhos a conhecer o que fez minha infância e juventude valer a pena, e não, na minha juventude eu não gostei do Leonardo Di Caprio e dos Backstreet Boys, eu era pagodeira e sempre preferi 

JOHNNY DEEP

 JACK NICHOLSON
 (pra mim ele sim foi o Melhor Coringa que um Batman já teve)
 e também não assinava Aline Cobain como minhas colegas que de repente eram NIRVANAS pavorosas

CHE GUEVARA  
meu ídolo o sempre 

JIMI HENDRIX 
  (meio doida né?) e o melhor é que ainda gosto.
Enfim.
 Não vamos condenar o que é de hoje, ou lamentar que as pérolas de nossa infância não façam mais parte ou tanta parte assim de hoje. Até porque, o ser humano é totalmente estranho. Se as emissoras de TV passassem ainda hoje, o que há 20 anos, arrumariam um jeito de criticar porque teriam parado no tempo.. tempo, tempo.. tão querido tempo..então acho que  é de extrema importância lembrarmos de toda esta magia e tentarmos passar a diante. 

BOB ESPONHA

Além do mais, temos o Bob Esponja para salvar a inocência, que é um desenho atual e fofo.

fotos: divulgação






Nenhum comentário:

Postar um comentário