segunda-feira, 2 de maio de 2011

1º DE MAIO DA CUT NO VALE DO ANHANGABAU

Cantores, bandas, grupos folclóricos e intelectuais agitaram a comemoração do Dia do Trabalho da CUT (Central Única dos Trabalhadores), domingo, 1.o de maio, no Vale do Anhangabaú, centro da cidade, mas a atração mais aguardada do dia foi o ator norte-americano e ativista de movimentos negros Danny Glover, de 64 anos -- 32 dos quais dedicados à arte
DANNY GLOVER
Embora tenha atuado em 66 filmes, Danny Glove virou o xodó dos cinéfilos brasileiros graças à série "Máquina Mortífera", na qual interpretou o sargento Roger Murtaugh, um tira prestes a ser aposentar que sofre nas mãos de um parceiro doido de pedra -- o sargento Martin Riggs, vivido por nada menos que Mel Gibson. Cinema à parte, Danny Glover tem um histórico de conquistas ao lado dos trabalhadores dos Estados Unidos e da África.
      Ele preside o Fórum TransÁfrica, órgão reconhecido mundialmente pela luta em defesa dos trabalhadores, fato que o levou a ser o convidado de honra da SEIU (Servide Employees International Union), entidade com os mesmos fins. E ele aceitou o convite de imediato, "disse que seria um grande aprendizado ver de perto a luta dos trabalhadores brasileiros", lembrou um diretor da CUT.
ILLÊ AIYÊ
As cores do  Ilê Aiyê, prestigiaram o evento
O tema da festa foi "Brasil-África", em homenagem ao Ano Internacional dos Afro-descendentes, e personalidades de 17 países africanos participaram da celebração da data.
     
ARTUR HENRIQUE
   Danny Glover e os representantes dos países africanos almoçaram com o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, no restaurante Salada Record, na avenida Ipiranga, centro da cidade, e às 16h45min o ator chegou ao local da festa. Sentado ao lado do motorista de um carro da central, ele pareceu estar dormindo. Mas, ao ser chamado ao palco pelo presidente da CUT/SP, Adi dos Santos Lima, estava desperto. 
Mesmo que ainda estivesse sonado, acordaria rapidamente, tamanha foi a gritaria do público.
      O público não era dos maiores, em razão do mau tempo e da concorrência com o clássico Corinthians X Palmeiras, mas a recepção a Danny Glover ecoou pelo Vale do Anhangabaú. E amocionou o astro americano.

RAPPER  HAPPIN HOOD
Rapper Happin Hood na festa de 1º de Maio organizada pela CUT

CHICO CESAR

CHICO CESAR NO PALCO

ILLÊ AIYÊ - IRACEMA KILLIANE 
Banda afro-baiana Ilê Aiyê, comandada pela bela Iracema Killiane 

E JIANUNCIR

      A comemoração do Dia do Trabalho, no entanto, não se limitou a Danny Glover. Participaram da festa, entre outros, Martinho da Vila, Mart'nália, Leci Brandão, Jorge Aragão, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Rappin Hood, grupos folclóricos brasileiros e africanos .

SENADOR EDUARDO SUPLICY
Houve também um ato político, com a presença marcante do senador Eduardo Suplicci e de outros homens públicos

RAPPER HAPPIN HOOD
Rapper Happin Hood e imprensa

PRESS  ROOM

O PUBLICO
Mesmo com chuva, a festa do 1º de Maio da CUT no Vale do Anhangabaú reuniu a classe trabalhadora em um evento de confraternização de etnias.


fotos: Sérgio Savarese
texto: Renato Savarese




Nenhum comentário:

Postar um comentário