Je suis. I am. Ich bin. Io sono. Yo soy. Ego sum. Ego eimi. Ehyeh asher ehyeh. Ore wa desu.
Escolha o idioma de sua preferência e faça a sua aposta, com a certeza de que todas essas frases têm um único significado: eu sou.
Eu sou Nikon.
Esse é o tema da campanha que visa a promover nacionalmente a chegada da empresa ao Brasil. As peças publicitárias, destinadas às mídias impressa e eletrônica e à internet, foram lançadas quinta-feira, 28 de abril, mas, no dia anterior, em clima de festa, a diretoria da unidade brasileira concedeu entrevista coletiva na Casa das Rosas para falar de planos e de realizações.
A Nikon mantém subsidiárias em 80 países e coube ao Brasil ser o primeiro país da América do Sul a receber uma divisão da matriz japonesa. Foram investidos US$ 10 milhões na implantação dessa unidade, quantia que não deixa de ser significativa, mas que representa apenas 1% do faturamento global da empresa entre abril de 2010 e março último, que superou os US% 10 bilhões.
A estabilidade econômica, o mercado aquecido e grande aceitação da marca entre nós evidentemente foram os principais motivos da instalação da unidade brasileira, cuja estimativa de faturamento, já no primeiro ano de atividade, é de R$ 100 milhões -- ou seja, quase dez vezes o montante da aplicação inicial. "Esperamos para os próximos quatro, cinco anos, uma média de crescimento de 14% ao ano", calcula o gerente geral de marketing e vendas, Joel Garbi.
"O Brasil tem uma expressiva base instalada, muitos apreciadores da marca Nikon, e sentimos que poderemos oferecer uma linha completa de produtos e acessórios, assistência técnica local e apoio aos usuários, por meio do SAC para os nossos consumidores", adianta o presidente da unidade brasileira, Koji Maeda. Ele entende que a Nikon está chegando no momento certo ao Brasil. Isso, porque o país apresenta "um grande crescimento no segmento de imagem e tecnologia".
As atividades iniciais da Nikon no Brasil vão se limitar à comercialização de seus principais produtos. E eles englobam mais de 300 itens, entre os quais se destacam câmeras fotográficas, com modelos compactos e D-SLR (Digital Single Lens Reflex), lentes e acessórios. A meta seguinte é dar toda assistência aos usuários. O plano mais ambicioso, no entanto, é atingir em dois anos dois mil postos de venda em todo o território nacional, entre magazines, lojas especializadas e comércio online.
"A Copa do Mundo de 2014, em todo o país, e a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, com certeza vão desempenhar um papel fundamentalna expansão do setor de imagem brasileiro", vislumbra Koji Maeda.
CÂMERAS
Visando o mercado emergente, a empresa pretende dentro de três anos tomar-se um dos principais players do mercado de fotografia no País nos segmentos de câmeras compactas e D-SLR
Essa câmera é o sonho dos fotografos profissionais
Camara dos sonhos do Fotografo quase profissional
Camara do Amador Avançado
Ensaio no corredor
Imagens
NIKONZEIROS
NIKONZEIROS EM AÇÃO
BRINCAR DE FOTOGRAFAR
I AM NIKON
Video da campanha institucional da marca, vale a pena conferir!
A versão brasileira da campanha ficou a cargo da agência MC Cann Erickson e começou a ser veiculada hoje 28/04, nos principais jornais e revistas; sites e portais na internet e emissoras de televisão.
Eu sou Nikon
Alinhada à chegada da companhia no Brasil, será lançada a campanha publicitária "Eu sou Nikon". As peças, em sintonia com o conceito do filme mundial da marca "I am Nikon" retratam pessoas reais vivenciando situações do cotidiano a abordam o aspecto trivial de momentos emocionantes que podem ser eternizados graças
à fotografia.
fotos: Sérgio Savarese
texto: Renato Savarese
texto: Renato Savarese
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