terça-feira, 12 de outubro de 2010

EXPOSIÇÃO: DE HOLLYWOOD PARA A MODA

Em 20/08/2010, o canal TCM, de filmes das antigas, organizou a exposição De Hollywood para a Moda, no Iguatemi de São Paulo, com peças do figurino de clááááássicos do cinema que acabaram virando ícones da moda.
 Como eu sou uma assessora de imprensa descuidada com meus colegas, deletei sem querer o release da exposição (tonta!) – mas ontem fui lá conferir ao vivo.

GRACE KELLY
Filme Ladrão de Casaca
A exposição abre com o vestido dourado com aplicações de pássaros criado por Edith Head que Grace Kelly usa no baile à fantasia de Ladrão de Casaca (já falei do figurino do filme neste post). Monumental!

MARILYN MONROE
Filme Os Desajustados
Marilyn Monroe ganhou dupla homenagem: um vestido criado por Jean Louis para o filme Os Desajustados (com cerejas na estampa).

Filme: O Pecado mora ao Lado
E o ícone maior da diva, o vestido branco plissado que sobe com o vento do metrô em O Pecado Mora Ao Lado, criado por Travilla:

AUDREY HEPBURN
Filme: Cinderela em Paris

Meu ícone fashion morrrrrr, Audrey Hepburn, também está presente com o longo tomara-que-caia de Givenchy para o musical Cinderela em Paris, com ela e Fred Astaire.

RITA HAYWORTH
Filme: Gilda

“Put the blame on Mame, boys” – e ela só tirou uma luva! Mas, mesmo assim, Rita Hayworth marcou a história do cinema e da própria vida como sendo a eterna Gilda. Para criar a aura de mulher fatal, o figurinista Jean Louis cirou um vestido de cetim preto, tomara-que-caia e com um lado do lado e que também pode ser visto da mostra (junto com as luvas!):

SCARLETT O’HARA
Filme: E O Vento Levou

Um dos vestidos mais lindos da história de Hollywood – na minha humilde opinião – é o vermelho de veludo e penas que Scarlett O’Hara aparece no aniversário de seu amado Ashley Wilkes, destoando da simplicidade da festa e causando tititi (em …E o vento levou). Este vestido também está na exposição, não perdeu o explendor (autoria é o figurinista Walter Plunkett, de acordo com meu livro):

Para quem está em São Paulo, a exposição fica no Iguatemi até 30 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário