quinta-feira, 16 de setembro de 2010

NOVE MESES DO INSTITUTO BRASIS


Turma do bem

O empresário Marcos Amaro, presidente do Instituto Brasis, recebeu nesta segunda-feira uma turma de convidados para comemorar os nove meses da entidade e definir as ações para o próximo ano. O evento aconteceu  no Condomínio Place Des Vosges, Morumbi, em São Paulo.


* Entre os nomes que já garantiram o apoio à instituição estão Bernardino Tranchesi Neto, Ricardo Mellão, Ricardo Goldfarb, Marcella Monteiro de Barros, Henrique Loyola, Frederico Simonsen, Rafael Queiróz, Bruno Rizzo e Felipe Faria.
 


 Marcos Amaro, presidente do Instituto Brasis


Mesmo trabalhando com o mercado de luxo, por meio da World of Luxury, o presidente da Amaro Participações, Marcos Amaro, sempre teve vontade de investir em negócios de cunho social. Esse desejo começou a virar realidade em novembro do ano passado, quando conseguiu mais tempo livre entre os vários empreendimentos que administra, dentre elas, a rede Óticas Carol e a Ótica Opt Art.

Com o objetivo de discutir e propor soluções para os problemas sociais, Marcos Amaro criou o Instituto Brasis - Estudos e Ações, em parceria com os amigos Rafael Queiroz, Bernardino Tranchesi, Bruno Rizzo e Ricardo Mellão. O Brasis já tem 25 mantenedores, entre empresas e pessoas físicas que vão dar suporte aos projetos desenvolvidos pelo instituto. Entre eles, estão a incorporadora GR Properties, o leiloeiro de arte James Lisboa e a Perfin Investimentos, de José Roberto Ermírio de Moraes Filho.

Inauguração

O primeiro projeto desenvolvido é o Trecho 2.8, uma oficina de pesquisa e prática de fotografia com dez moradores de rua de São Paulo. O nome foi escolhido a dedo. "A palavra 'trecho' é porque os moradores se chamam de 'trecheiros', buscando oportunidades pelos caminhos, e o número 2.8 é a lente fotográfica ideal", explica Marcos Amaro. A meta é promover a reinserção social dos participantes, tirando-os das ruas e dando a oportunidade de aprender um novo ofício.

Desde abril, os moradores de rua se reúnem toda segunda e quarta-feira para ter aulas e fotografar a cidade, sob um olhar mais subjetivo da arquitetura e de outros aspectos da vida urbana de São Paulo. Sob responsabilidade da Opt Art e investimento de 300.000 reais, entre materiais, contratação de serviços e ajuda de custo, o curso tem dez meses de duração. Neste período, cada morador recebe meio salário mínimo por mês. Nove dos dez participantes já saíram das ruas e Amaro quer assegurar que a situação deles não volte a ser o que era.


"Nós queremos que essas pessoas realmente sejam reinseridas na sociedade e que elas não voltem para as ruas. Mas não queremos que esse seja um projeto assistencialista. Queremos que, depois do curso, eles consigam andar com as próprias pernas", diz. Para isso, o empresário quer deixar o terreno preparado.


Contatos


Sede: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1700, 7o andar, conj. 71

São Paulo - SP CEP 04543-000
Sede Projetos Sociais: Rua Rego Freitas, 454, conj. 31

São Paulo - CEP: 01220-010

Fone: (11) 3849-3696



marcos@amaroparticipacoes.com

bruno@amaroparticipacoes.com


fotos: divulgação





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário