domingo, 25 de julho de 2010

75 ANOS DE LÂNCOME



No Oriente ou no Ocidente, em Nova York, São Paulo ou em Hong Kong, a imagem de Lancôme impõe-se com a mesma força radiante. A marca baseia-se em 3 eixos – tratamento da pele, maquiagem e perfumes. Líder mundial do mercado seletivo de tratamento corporal e maquiagem, Lancôme é comercializada em mais de 165 países.



Armand Petitjean

Armand Petitjean, perfumista e cosmético, dedicou a sua vida a um sonho: oferecer à mulher o que há de melhor. Para ela, criou Lancôme. Para ela, escolheu a rosa. Para ela, reuniu os melhores pesquisadores. Para ela, começou uma aventura exemplar ao domínio da paixão.

Lancôme é sinônimo de alto nível em beleza, sempre em sintonia com as mulheres, desde a criação de produtos lendários – tratamentos, maquiagens e perfumes – que escreveram novas páginas na história dos cosméticos. De Trésor a Hypnôse, de Absolute à máscara L’Extrême, Lancôme inventa e reinventa a linguagem da beleza, ao permanentemente quebrar as fronteiras da expertise, emoção e luxo no estilo francês.



Lancôme está a serviço das mulheres e acredita que todas são diferentes, mas se sentem realizadas quando são ouvidas, compreendidas e respeitadas… Por isso, Lancôme escuta todas as mulheres. Estudos aprofundados, desenvolvidos pelo mundo inteiro, permitem conhecer cada vez melhor suas expectativas. Podendo, assim, propor a cada mulher um ritual de beleza apropriado em cada etapa de sua vida.





OS PERFUMES LANCÔME: O COMEÇO DE UMA BELA HISTÓRIA



François Coty


A paixão por perfumes inspirou Armand Petitjean a dar um passo espetacular: em 1935, lançou a marca Lancôme com cinco grandes perfumes. Audacioso? Sem dúvida, mas Armand Petitjean foi aluno de François Coty, o “pai da perfumaria de luxo”.





A primeira fragrância foi apresentada numa exposição internacional em 1935



“Tropiques”, “Tendres Nuits”, “Kypre” e “Bocages”, perfumes raros que seriam somente os primeiros de muitos outros. Quase todos os frascos foram criados pelo grande artista Georges Delhomme e hoje em dia são objetos de colecionadores.





PRODUTOS DE TRATAMENTO LANCÔME: UM SUCESSO IMEDIATO


A garantia de uma beleza eterna é sonho de todas as mulheres, e Lancôme vai ao encontro dele dando importância capital à pesquisa e ao desenvolvimento científico. Desde 1936, a marca impôs-se com o creme NUTRIX, cuja fórmula, com qualidades nutritivas e regenerativas, permanece imutável até hoje.

Posteriormente, em 1955, Lancôme lança a linha Océane cuja fórmula contém água do mar muito pura enriquecida com algas e oligoelementos. O sucesso dessas inovações deve-se em grande parte aos técnicos que saem da Escola Lancôme e que transmitem a mensagem da marca pelo mundo inteiro.



A MAQUIAGEM LANCÔME


Lancôme tem pela mulher um amor sensual. Para ela, cria cores e texturas deliciosas Os “objetos” de maquiagem são pequenas obras de arte: caixas de pó refinadas, tampas trabalhadas e douradas a ouro fino, verdadeiros porta-jóias para batons.



A HISTÓRIA DE UM SÍMBOLO – A ROSA


O fundador de Lancôme, Armand Petitjean, tinha verdadeira paixão por rosas e cultivava-as no seu roseiral, na Ville d’Avray, fora de Paris. Não foi surpresa que ele a tenha escolhido como símbolo dos perfumes Lancôme: a rosa dos perfumes Lancôme era uma rosa tradicional, redonda e de caule curvo, inspirada nos trabalhos do pintor Belga Redouté, aquarelista e entalhador, especialista em plantas e flores (1759-1840).

Uma rosa estilizada de caule longo e pequenas folhas torna-se o símbolo da marca. Ela é usada nas campanhas publicitárias de Lancôme e em todas as suas embalagens



 
A VERDADEIRA ROSA LANCÔME


Existe uma verdadeira rosa Lancôme! Ela foi criada por Delbard em 1973, e é de um rosa fúcsia pálido com um botão muito longo e cilíndrico. Suas pétalas – entre 35 e 40 – são grossas e brilhosas.

É uma rosa muito robusta que segue o exemplo de seus pais, segundo Delbard. Seu pai foi um criador de rosas vermelhas tão robusto que o apelidaram de “Árvore de Carvalho”. Sua mãe cultivava rosas ligeiramente arroxeadas. Foi assim que nasceu essa rosa rara e vibrante, conhecida como a rosa Lancôme.



A ORIGEM DO NOME

O acento circunflexo em cima do O (LANCÔME) foi introduzido em 1935 quando Petitjean estava procurando um nome para sua empresa que soasse tipicamente francês como Vendôme ou Brantône. Um de seus colaboradores sugeriu o nome de um castelo na região do Loiret: “Lancosme” (o “s” não se pronunciava). Petitjean resolveu trocar o S pelo O com acento, formando a palavra LANCÔME.



LANCÔME, 20 ANOS DE BRASIL.

PIONEIRISMO MUNDIAL EM RESPONSABILIDADE SOCIAL



Há 20 anos, a mulher brasileira tem o privilégio de poder contar com os produtos e serviços Lancôme, presentes nas principais perfumarias seletivas de todo o País.

Não somente preocupada em produzir e desenvolver os melhores produtos e tecnologias avançadas, a marca está engajada em projetos de responsabilidade social.

Em 2007 Lancôme patrocinou a ONG Centro Espacial Vik Muniz, onde o próprio artista plástico desenvolvia o talento de jovens carentes do Rio de Janeiro.

Em 2008, Lancôme deu continuidade à primeira ação de responsabilidade social da marca no mundo: patrocinou a ONG Spectaculu, escola de artes visuais, fundada em 2000 por Gringo Cardia e Marisa Orth, que ganhou apoio do projeto social do artista plástico Vik Muniz.



CAMPANHAS QUE FIZERAM HISTÓRIA


Isabella Rosselini consagrou a imagem da mulher LANCÔME

A campanha publicitária com o slogan “Internationaly Symbol for Beauty” foi lançada em 1977 no mundo todo. Entre 1983 e 1995, Isabella Rosselini consagrou a imagem da mulher LANCÔME. Uma mulher de uma beleza excêntrica e original, sublimada pela inteligência, atividade e audácia.




Juliette Binoche encarnou o charme do perfume POÊME

De 1995 até 2000, a bela Juliette Binoche encarnou o charme do perfume POÊME.


Elisabeth Jagger

Entre outras beldades que foram “Mulheres Lancôme”, espécie de embaixatriz da marca, estão Elisabeth Jagger (filha de Mick Jagger)




Uma Thurman

além da atriz Uma Thurman



Kate Winslet




Inês Sastre



Cristiana Reali





Anne Hathaway

Em 2008 foi anunciado que o novo rosto da Lancôme é o da atriz Anne Hathaway, que fez o papel da assistente em “O Diabo Veste Prada”. Mas ela não é a única.



Juliette Binoche

Juliette Binoche também é o novo porém não estreante rosto da marca.



Julia Roberts

Julia Roberts será o novo rosto da marca Lancôme.





Lancôme celebra 75 anos com embalagem comemorativa de Hypnôse assinada por Juliana Jabour

Lancôme celebra 75 anos este ano com o lançamento de uma edição especial do perfume Hypnôse Eau de Toilette (30ml). A nova edição traz embalagem comemorativa assinada pela estilista Juliana Jabour, escolhida pela marca para ser a Embaixadora de Lancôme no Brasil. Com design inspirado na rosa, símbolo de Lancôme, a edição especial também reflete o comprometimento da marca com a responsabilidade social, ao reverter parte da venda para a ONG Spectaculu, escola de artes cênicas de Gringo Cardia, no Rio de Janeiro, patrocinada por Lancôme desde 2008. Uma iniciativa brasileira, a edição comemorativa chega às melhores perfumarias do país em agosto e estará à venda até o final do ano.



Alguns perfumes que compõe a marca e perpetua por gerações:

1935 Kypre, Conquête, Bocages, Tropiques, Tendres Nuits
1952 Trésor (edição original)

1969 Ô de Lancôme

1978 Magie noire

1985 Sagamore

1990 Trésor


2000 Miracle


2005 Hypnôse


2008 Magnifique


2009 Hypnôse Senses





Livro Lancôme - Une excellence française

Se você se interessou pela história deste grande ícone da perfumaria francesa e se encantou com a trajetória de um gênio perfumista, vai gostar de saber que foi lançado o livro Lancôme – Une excellence française, sobre os 75 anos da história da marca.
O livro desvenda e revela curiosidades sobre o fundador da marca, fala da filmagem de um filme publicitário, das primeiras consultoras de beleza, a audácia das coleções de maquiagens, os laboratórios, entre outros.

Vale super a pena conhecer a brilhante trajetória da marca!





fotos: divulgação

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